top of page

Espirometria

A espirometria serve para avaliar a saúde pulmonar do paciente. O exame mede todo o ar que a pessoa consegue soprar e a velocidade de saída do ar dos pulmões, especialmente no primeiro segundo do teste; analisando desde o total desempenho do pulmão, até suas limitações.

O que a espirometria detecta? A espirometria é útil para diagnosticar ou acompanhar a evolução de doenças que afetam os pulmões. Tais como doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), asma, bronquite, enfisema e fibrose

Quando fazer a espirometria ou prova de função pulmonar? O exame é indicado para prevenção e para pessoas que têm ou possam ter problemas respiratórios e pulmonares. Em caso de suspeita de qualquer doença do tipo, a pessoa deve fazer o exame por precaução

Análise dos parâmetros da espirometria. O primeiro aspecto a ser analisado é a relação VEF1/CVF. Se esta relação estiver normal e os valores VEF1 e CVF isolados acima do limite de inferioridade ou 80%, o teste é considerado normal.

O exame é feito por meio de um tubo de papelão descartável, que ligará a boca do paciente ao espirômetro, aparelho que fará a mensuração da respiração do paciente, monitorando volume e velocidade do fluxo de ar.

A espirometria é um exame do sistema respiratório, não invasivo e indolor, que dura cerca de meia hora, realizado para avaliar se existe alguma anormalidade na ventilação pulmonar, triando e quantificando a presença de doenças pulmonares restritivas e obstrutivas.

Quando e para o que esse exame é solicitado?

  • Tosse com ou sem a produção de muco;

  • Falta de ar;

  • Padrão anormal de respiração;

  • Dor no peito;

  • Incômodo no tórax (sensação de aperto);

  • Presença de retrações intercostais (pele das costelas puxada durante a respiração)






0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page